Estudo do Consumo de uma Bomba de Calor
A AQS é a água quente potável, de temperatura superior a 35ºC, que habitualmente é utilizada em banhos, cozinhas e outros fins específicos, obtida através de diapositivos próprios.
Toda a água que recebemos nas nossas habitações é-nos fornecida fria, e como tal cabe-nos proceder ao seu aquecimento, isto é, suportar os custos energéticos para o aquecimento da água.
Para o aquecimento das águas sanitárias, existem soluções disponíveis nas habitações, sendo subdivididas em quatro dispositivos:
Painéis solares;
Bomba de calor;
Esquentadores;
Termoacumuladores.
Os painéis solares são basicamente dispositivos que captam a radiação solar que ao incidir nas células do coletor, transfere energia sob forma de calor para o aquecimento da água. Nos sistemas solares térmicos existem dois circuitos independentes: circuito fechado e circuito aberto.
O circuito fechado é responsável pela troca de calor. Este é composto pelas tubagens de coletores solares e pelo permutador de calor do acumulador. Este circuito não deverá ser misturado com água quente sanitária, devido ao fluido solar (água com anticongelante) que nele circula.
O circuito aberto são circuitos de águas quentes sanitárias. Este circuito é aquecido no depósito do acumulador que seguidamente é distribuída para a rede de água quente das habitações.
Este dispositivo não é autossustentável dependendo das condições atmosféricas, ou seja, em dias nublados onde não existe transmissão de calor/solar suficiente, deverá existir uma fonte alternativa para garantir o fornecimento de água quente sanitária (termoacumulador, esquentador…).
De entre vários equipamentos de painéis solares, foi escolhido o equipamento IS-PRO 2.1 HN da IS-energy, representado na figura 1.
Figura 1 - IS-PRO 2.1 HN da IS-energy Neste seguimento, encontra-se representada a ficha técnica da figura 1, consoante o número de pessoas por habitação1.
COMENTAR A FICHA TÉCNICA????
A bomba