Gestão de Pessoas
De fato, é impensável se ter uma empresa bem administrada financeiramente, estrategicamente, logisticamente e outros "mentes" sem ter uma boa administração dos recursos humanos desta mesma empresa, seja ela uma pequena empresa de "fundo de quintal" à uma multinacional com milhares de colaboradores.
A Gestão de Recursos Humanos têm um papel crucial e permanente no direcionamento das empresas a alcançarem seus objetivos, cumprir o papel previsto em sua missão e alcançar os desejos traçados em sua visão.
Assim, o papel da gestão de recursos humanos não se resume somente na administração de conflitos, comportamento e relação interpessoais dentro do ambiente profissional, atua também no direcionamento da empresa rumo a um futuro sólido, reduzindo as possibilidades de fracasso, pois sabemos que o maior ativo de uma empresa é justamente o ser humano.
É papel da empresa representada pela Gestão de Recursos Humanos, desenvolver as habilidades e competências de seus colaboradores, investir no potencial de cada um e colher depois os frutos deste comprometimento que em quase sua totalidade se torna recíproco. Já está comprovado, que um funcionário satisfeito e valorizado se sente muito mais motivado em corresponder às expectativas de sua empresa.
Segundo CHIAVENATO, existem 5 subdivisões ou subsistemas na Gestão dos Recursos Humanos, e são elas:
1. Agregar – responsável por recrutar e integrar pessoas;
2. Aplicar – definição de cargos e gestão de desempenho;
3. Manter – responsável por criar ferramentas de incentivos, motivações, satisfação em trabalhar na empresa e qualidade de vida no ambiente profissional;
4. Desenvolver – seu papel é treinar, capacitar, direcionar ou até mesmo redirecionar as