humtkiy

787 palavras 4 páginas
O que se passa em Portugal
Portugal bateu recordes em 2013 no que toca à energia renovável: 58,3% da energia eléctrica consumida no ano passado foi produzida por fontes renováveis, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Esta variação permitiu diminuir a electricidade importada em 2,8 vezes, segundo a Quercus.
Segundo a APREN e a Quercus, a produção de electricidade de origem renovável permitiu poupar, em 2013, quase 850 milhões de euros: 806 milhões na importação de combustíveis fósseis (gás natural e carvão) e 40 milhões em licenças de emissão de dióxido de carbono.
Portugal é o quarto maior produtor de energia eléctrica na União Europeia.
A energia eólica e a hídrica continuam a ser as ‘estrelas’ das fontes renováveis portuguesas. Já a solar praticamente não tem peso. Para o presidente da APREN, “foram criados alguns preconceitos sobre a energia solar”. E a nível global “há muitos investimentos neste segmento, estando a baixar de preço. Mas Portugal continua a não apostar nesta área”, lamenta.
Entre 2012 e 2013 verificou-se uma redução nas emissões de CO2 na ordem das 2,3 milhões de toneladas, refere a nota.
Este aumento do peso das renováveis no consumo de energia tem, porém, outro lado menos positivo para os consumidores, que este ano vêem aumentar as tarifas eléctricas em 2,8% (ou em 1% para os consumidores com tarifa social).
Mesmo assim, cerca de 52% do consumo final de energia é petróleo (2009), este que é 99,6% importado sendo assim um dos maiores problemas energéticos portugueses 12,6 milhões de toneladas/ano

Principais Centrais e parques fotovoltaicos em Portugal:
• Central Fotovoltaica Hércules o Têm uma área total de 64 hectares e é coberta por 52 mil painéis fotovoltaicos de alto rendimento (14 a 18%), com a potência total de pico de 11 megawatts. o Têm a capacidade para fornecer energia elétrica a 8000 lares (21 GWh) o Evitará a emissão de cerca de 19 miltoneladas de dióxido de carbono por ano.
• Central Solar

Relacionados