Esquematização e Resumo de textos
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2005.
1) Sublinhar não somente uma técnica de estudos, ela serve para ressaltar idéias importantes de um texto. Para isso é preciso compreender o assunto, pois só assim é possível identificar os assuntos principais. Existem as idéias secundárias que podem ser omitidas no ato de sublinhar.
2) Pode-se sublinhar frases inteiras, palavras-chaves ou grupo de palavras. Primeiramente fazer uma leitura integral do texto. Segundo buscar esclarecer as dúvidas de vocabulário, termos técnicos, dos históricos etc. Num terceiro momento de leitura recomenda-se identificar as idéias principais e sublinha-las.
3) Pode-se sublinhar as palavras-chaves em cada parágrafo. Estas palavras devem conter idéias nucleares mais importantes.
4) Á margem do texto assinalar com um ponto de interrogação os casos de discordâncias, os pontos mais difíceis para o entendimento.
5) A partir daí, reconstruir o texto de num esquema ou num resumo a partir tomando as palavras ou pequenas frases como base.
Elaboração de Esquemas
1) Compreende-se o esquema como uma radiografia do texto, é um tipo de “esqueleto”.
2) O esquema serve como um trabalho prévio para a elaboração de resumos.
3) Utilize, no esquema, linhas retas ou curvas, setas, colchetes etc.
4) Nele aparecem as palavras-chaves ou seja, as idéias principais. Não esqueça de manter a fidelidade ao texto original, as idéias do autor.
5) Há pessoas que usam tinta colorida, desenhos, símbolos.
Exemplo de parágrafo esquematizado:
“São quatro as atividades principais dos especialistas em comunicação : detecção prévia do meio ambiente, correlação das partes da sociedade na reação a esse meio, transmissão da herança social de uma geração para a seguinte e entretenimento. A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de