Esquema básico da contabilidade de custos -departamentalização
A apuração do custo por esse método pode ser feita por departamentalização, que consiste em apropriar os custos indiretos aosprodutos, por meio dos departamentos. Ou seja, antes de ratear oscustos indiretos aos produtos, eu devo identificá-los diretamente com osdepartamentos, para, em seguida, levá-los aos produtos. Os custosdiretos em relação ao produto (MD e MOD) continuam sendoapropriados diretamente aos produtos sem passar pelos departamentos.Tal procedimento tem por objetivo melhorar a apuração do custo por permitir uma maior precisão no rateio dos CIF do que o método docusteio por absorção tradicional (sem departamentalização).O termo departamento não corresponde somente aosdepartamentos estruturais da empresa, mas é utilizado para denotar qualquer centro de custo, que consiste em centros de acumulação decustos, podendo ser seção, ou divisão, ou departamento, constantes doorganograma da empresa.Antes de demonstrar o esquema básico da departamentalização,cabe aqui definir o seguinte:
Departamento de apoio ou de serviço
– não atua diretamente naprodução e tem por finalidade prestar apoio aos departamentos deprodução. Seus custos são transferidos aos departamentos produtivosantes de serem lançados aos produtos. Ex: manutenção, limpeza,almoxarifado, administração geral, expedição.
Departamento produtivo ou de produção
– atua diretamentesobre a produção, sendo seus custos transferidos aos produtos. Ex:Corte, Aplainamento, Montagem, Usinagem, Pintura, Moagem,Galvanização, Mistura, Refinaria.A apuração do custo total do produto com base no custeio por absorção, via departamentos, obedece ao seguinte esquema:Apropriação dos custos diretos aos produtos (MP e MOD)Rateio dos custos indiretos aos produtos da seguinte forma: Rateiodos custos dos departamentos de apoio aos departamentos produtivos.Rateio dos custos totais acumulados nos departamentos