Biogestores
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Biodigestor, Protocolo de Kyoto e
Créditos de Carbono
ITUIUTABA-MG
SETEMBRO DE 2010
Introdução
Biodigestor
Biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde matéria orgânica diluída em água sofre um processo de fermentação anaeróbia (sem presença de oxigênio), o que resulta na produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador (biofertilizante) e gás metano (biogás). Pode ser feita com tijolos maciços ou com argamassa armada (ferrocimento).
Biodigestor de pequeno porte para atender uma residência.
Biodigestor para atender uma escala maior de habitantes. Adequado para condomínios, edifícios, shoppings, supermercados, colégios, entre outros.
Os biodigestores são muito utilizados em lugares que possuem grande quantidade de matéria orgânica, como esterco de animais, lixo orgânico ou dejetos humanos.
No caso do uso para tratar dejetos humanos, o efluente deve sofrer tratamentos posteriores para garantir a segurança sanitária.
O seu uso gera inúmeras vantagens econômicas e ambientais, não só como tratamento seguro de esgoto, mas também na produção de biogás, que pode ser usado para iluminar ou cozinhar.
Além disso, se adequadamente tratado, resulta em um efluente que pode ser usado como fertilizante líquido de grande valor orgânico.
O Instituto Ambiental e a EcoFocus desenvolvem e implantam conjuntamente projetos de Biodigestores, unindo a vasta experiência daquele no desenvolvimento desses sistemas no Brasil e no mundo, e conhecimento desta em soluções ambientais integradas.
Dados Técnicos
Biogás
Biogás é uma mistura resultante da fermentação anaeróbia de material orgânico encontrado em resíduos animais e vegetais, lodo de esgoto, lixo ou efluentes industriais, como