Esportes Tradicionais
O Brasil devido a sua grande extensão territorial possui a ptratica através de vários tipos de modalidades e ainda é organizado através de diversas modalidades diferenciadas organizados através de uma série de confederações consideradas nacionais de esportes levando em conta que a principal organização de futebol é chamada de Comitê Olímpico Brasileiro. E certamente de longe o futebol é o esporte mais praticado no país. Existem muitos esportes que nasceram no país, como por exemplo podemos citar esportes como peteca, o sandboard, frescobol, futebol de praia, futsal, entre vários outros esportes. Existe ainda uma prática amadora de uma série de esportes bastante popular, e com isto os clubes são os considerados de maiores promotores, além de todas as organizações consideradas totalmente privadas e vários governos estaduais e também municipais o que mantém uma série de estruturas esportivas para uma prática amadora, como forma de lazer e ainda até mesmo na organização considerada profissional em estádios e também em outros tipos de estruturas. No caso das artes marciais os brasileiros tem um bom desempenho em esportes como a capoeira, o vale tudo, e ainda o chamado jiu jitsu brasileiro. Cada vez mais as delegações de esportes vem ganhando notoriedade no Brasil, representando o país bravamente em campeonatos como os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos.
Os esportes tradicionais são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações adaptam-nos à sua maneira de ser e de viver. Desta forma se explicam as variantes de um mesmo jogo (como exemplo, em Portugal existem registadas mais de cinquenta variantes do conhecido Jogo da Malha).
Em conclusão, pode-se dizer que os esportes tradicionais são criados pelos seus praticantes a partir do reportório dos mais velhos e adaptados às características do local. A denominação