Esportes de inverno
A criação do hóquei no gelo não pode ser ligada a nenhuma pessoa ou acontecimento. O jogo provavelmente evoluiu de algum esporte de campo inglês como o hurley e o shinty. A palavra hóquei pode ter vindo da palavra francesa hoquet, que era o nome dos bastões em forma de gancho usados para rebater as bolas ou que serviam de rolha. Esses esportes eram similares ao hóquei de campo e ainda são jogados hoje em dia.
Durante o inverno, alguns jogadores devem ter tentado jogar no gelo. Os longos e gélidos invernos do Canadá permitiram que essa variação ficasse famosa rapidamente no século XIX, e o jogo também se espalhou pelos países escandinavos, assim como pela Rússia. O hóquei se desenvolveu de forma independente na Rússia, até o programa de hóquei russo se converter ao estilo e regras canadenses nos anos 30.
O primeiro jogo de hóquei documentado aconteceu no dia 3 de março de 1875, em Montreal, Quebec. Os primeiros jogos apresentavam nove jogadores em cada lado no gelo, em uma pista quadrada que não tinha bordas. Apenas um pequeno degrau separava a multidão do jogo. Após várias décadas, o jogo se transformou lentamente no que seria o hóquei moderno: O número de jogadores no gelo diminuiu; os jogadores começaram a disparar lançamentos que voavam, forçando os goleiros a adotarem proteções grossas para as pernas e largos tacos laminados.
Snowboard
Apesar de ser um esporte jovem, muitos fabricantes, esportistas e desenhadores, contribuíram para seu desenvolvimento, juntamente com a influencia de outros esportes como o surf, o skate e o esqui.
Não é fácil determinar com exatidão quando o snowboard foi criado... mas não existe dúvida de que as primeiras pranchas nasceram na montanha. Tudo indica que seu inventor foi o engenheiro norteamericano Sherman Poppen, que em 1965, enquanto observava suas filhas brincando com esquis, idealizou um tipo de prancha alternativo ao que chamou de Snurfer.
Era uma tabua simples, sem fixações, e levava uma corda na