ESPORTE CAPITALISTA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TEORIAS DO ESPORTE
O ESPORTE CAPITALISTA
Trabalho apresentado ao professor Leonardo
C. Gonçalves,pelo acadêmico Yuri Matheus Ferreira dos Santos,como requisitos finais para aprovação na disciplina de Teorias do Esporte.
GOIÂNIA,JULHO 2014.
INTRODUÇÃO
Será apresentado nesse trabalho qual o papel que é atribuído ao esporte, apresentando ideias de Karl Marx, para fugir do capitalismo que só visa o lucro e nada mais.
DESENVOLVIMENTO
O debate sobre o papel atribuído ao esporte na sociedade, associado a uma ideia de que o esporte pode tudo, está atualmente em foco com a proposta de realização dos chamados mega-eventos no Brasil. O esporte faz parte de um programa estratégico de governo com pretensões de redimensioná-lo como política de estado. A ideia de colocar o esporte como suporte para um país forte e otimista, não é nova, e é baseada diante de governos conservadores/reacionários da época da ditadura militar.
Diz-se muito sobre o esporte, que afasta das drogas, que salva vidas, que é uma pratica democrática, que combate a violência, reintegra deficientes físicos e muitas outras coisas. Não é de hoje que se idealiza essa prática social. Porem sabemos que o esporte está distante dessa realidade, pois ele vem sendo usado com uma visão capitalista, onde passa idéia de que é para todos, mas em grande parte ele é direcionado para uma classe dominante(burguesia).
O conjunto de bens produzido socialmente, a prática esportiva ainda está longe de atender a demanda das classes mais desfavorecidas. A grande massa da população fica esperando por uma iniciativa assistencialista.
Para a solução desse problema podemos tomar como base a proposta do socialismo(uma sociedade sem classes). Entretanto para muitos não passa de pura ilusão, a maioria da