esporte aquaticos na pre historia
ESPORTES AQUÁTICOS
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
Na Pré-História podemos destacar o uso deste meio para coleta de alimento e para fugir de animais selvagens. É a partir desta necessidade que os indivíduos iniciam a prática de nadar, ato de deslocar-se no meio líquido usando o próprio corpo. Podemos destacar também entre os Fenícios, na Roma Antiga e Grécia a utilização do ato de nadar como estratégia de guerra, já que isto lhe dava vantagem sobre seus adversários.
02) Com base nas informações estudadas, trace a trajetória histórica do desenvolvimento do ato de nadar e da natação. Associe a esta linha histórica os principais pensamentos associados ao nadar e à natação. Na Pré-História, o nadar possuía uma função utilitária, pois o ser humano revela, com o ato de nadar, um corpo-útil, útil para sua sobrevivência em busca de alimento ou na fuga dos perigos terrestres. No Período Clássico (500-338 a.C.), principalmente na Grécia, nadar era uma atividade considerada de utilidade pública, pois, segundo Platão, a inabilidade de ler, como a de nadar, davam prova de educação insuficiente; em Atenas, a prática esportiva era um meio de formação do ser humano total, não se restringindo à preparação para a guerra; os espartanos, de ambos os sexos, tomavam banho obrigatório pela manhã, como medida de caráter militar que visava à utilização das atividades aquáticas para fortalecer os soldados e ter sucesso nas guerras; no Egito, a arte de nadar era um dos aspectos primordiais da educação pública; os soldados romanos, entre os exercícios físicos que praticavam, atravessavam a nado os rios; entre os romanos, as pessoas que não sabiam nadar eram, em certa medida, desprezadas pela sociedade.
Com a queda do Império Romano (século 5º d.C.), a