Atividades aquáticas
Segundo Brito Júnior, nadar seria a ação do ser humano na água, de forma intencional, imóvel ou em movimento, sem depender de artifícios para facilitar sua sustentação. Já o conceito de (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL) nadar significa a ação participativa na água (...) se refere a qualquer ação motora que o indivíduo realiza intencionalmente para propulsionar-se através da água (...) refere-se a formas variadas e diversificadas de manifestação do sujeito na água, sem a intenção de resultados desportivos.
Com relação à compreensão de Andries Junior; Pereira; Wassal, a natação carrega um caráter desportivo de busca, por meio de movimentos técnicos estabelecidos, visando elevados resultados rumo à vitória”. E conforme diversas leituras feitas pela minha pessoa em várias páginas da internet, não pude deixar de notar que diversos educadores físicos e médicos consideram a natação um esporte completo, por que segundo eles, mexe com toda musculatura do corpo e é uma das atividades mais saudáveis já que a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula.
Para o termo atividades aquáticas Marin compreende que inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos, entre eles:
1) Âmbito utilitário: envolve as escolas de natação para o aprendizado de crianças e adultos.
2) Âmbito educativo: natação para bebês, educação infantil, educação fundamental e média, ensino superior e centros de educação especial.
3) Âmbito desportivo ou competitivo: natação com atletas, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais, natação em águas abertas, maratonas aquáticas, entre outras.
4) Âmbito da saúde: aquaginástica, aquaeróbica, aquafitness, natação livre, deep runner (corrida aquática), hidrobike (spining na água), aqua ioga (ioga na água), hidro jump (minicama elástica para