Espiritualidade
É a parte imaterial do ser humano, ela faz parte da vida, do nosso eu. Temos que de alguma maneira saber entende-la, compreende-la para poder modificar o que há dentro de nós, para que aja uma transformação interior.
A Espiritualidade é maior que a religião, é algo humano. A religião faz parte da nossa cultura, nossa sociedade e a primeira, é construída do interior para o exterior. Temos que entrar em contato com o nosso eu, com o nosso intimo para podermos entrar em contato com ela.
O ser homem é um ser de mudança, pois nunca esta pronto, esta sempre se construindo, física, psíquica, social e cultural. E essa mudança é devido a sua Espiritualidade, que é construída a partir de nossas experiências, nossas vivencias, nos confrontando com o nosso eu interior.
O ser humano tem que nutrir e cultiva-la, pois estão sempre em plena transformação.
Recentemente, passei por um processo de transformação em minha vida pessoal, um casamento a menos de um mês e embarquei em uma viagem para um mestrado que durará vinte dias e vim fazer por mim e não mais pelo outro. Alguns anos atrás, passei em uma seleção para mestrado na UNB-Brasilia, e não tive a maturidade de realiza-lo, pois pensava primeiro no outro, no que achava, no que poderia acontecer com a minha ausência, dava valor a coisas que não me enriqueciam em nada. Tive que perder, cair no vazio, na solidão e, também ao arrependimento de não ter embarcado nessa jornada, para poder crescer, mudar o meu interior, o meu pensamento, minha forma de ver a vida e de como me colocar nela. E Hoje, mesmo estando num inicio de um relacionamento a dois, estou aqui, serena, tranquila realizando um sonho meu, e com o apoio do outro.