espiral de ervas
ESPIRAL DE ERVAS
www.sustentavelnapratica.net
Elaborado por Andrea Zimmermann
Fotos: Andrea Zimmermann
Características:
A espiral de ervas é um canteiro para produção de ervas em pequenos espaços. Pode ser construído em jardins ou pátios com superfície impermeabilizada. Recomendamos fazê-lo próximo à porta da cozinha ou em local de fácil acesso para que você possa ter o prazer de colher ervas frescas e tornar sua alimentação mais saudável e saborosa.
Seu formato espiralado permite melhor utilização da área plantada Uso de pouco espaço
Fáceis construção e manutenção
É versátil, podendo ser feita com diferentes tipos de materiais
Espiral de Ervas
COMO FAZER?
PASSO A PASSO
• Enxada
• Pá
• Pedras, tijolos ou material similar • Terra adubada
• Mudas de ervas e temperos
• Folhas secas, poda de grama, serragem ou outro material para proteger o solo No meu caso, escolhi uma área no gramado em frente à minha casa. Retirei a grama.
Considere que você deve conseguir colher suas ervas em diferentes lados da espiral. Por isso, o diâmetro do canteiro deve ter cerca de 1,5 m.
Agora é o momento de começar o “quebra-cabeça”. Escolha pedras maiores para colocar na parte inferior. Em seguida, continue empilhando até que a parte do centro esteja elevada em relação ao início da espiral. Para facilitar ganhar altura, coloque terra na parte de baixo antes de subir a espiral.
Termine de colocar a terra e cubra o solo com matéria orgânica seca para protegê-lo, evitando perda de umidade. Usei casca de arroz no canteiro das fotos. É recomendável colocar um delimitador de grama, se você estiver fazendo seu canteiro em um gramado.
Deixei um espaço de 30 cm entre o canteiro e o delimitador de grama a fim de facilitar a retirada da grama, caso ela consiga passar pela barreira do delimitador.
Para dar um acabamento no entorno do canteiro, coloquei pedaços de mármore branco e de granito que