Rinção Gaia
Com a saída de campo que nos mostrou uma visão inovadora e com grande potencial transformador para a reflexão no nosso cotidiano com a prioridade de um olhar diferenciado voltado ao ecológico. Valorizando a natureza com nossa aprendizagem no Rincão do Gaia, a sede rural da Fundação Gaia, ONG, fundada pelo ecologista José Lutzenberger. É o lugar onde acontecem trilhas educativas, cursos de educação ambiental, oficinas ligadas a temática e com atividades de ecoturismo.
Neste trabalho teremos um aprendizado ambiental com experiências em contato direto com a natureza e seus benefícios com as plantas e como manter a natureza presente que a cada dia que passa, se torna mais viva e vibrante, nos ensinando que tudo pode ser mudado e transformado para melhor, em favor do meio ambiente.
Lutzenberger tinha um lema: “Nós somos apenas poeira de estrela. Devemos nos posicionar dentro da vida, dentro do universo, aprendendo com ela. Cuidado com as normas, não se deixe bitolar por elas.”
Em meados dos anos 70 o Rincão Gaia foi uma área de extração de Diabáseo, uma rocha vulcânica, extraída e condicionada em matéria prima, utilizada na construção das rodovias 471 e a 290. O RINCÃO tem uma área total de 30 HA, a área minerada compreende cerca de 19 a 20 HÁ, que pertence ao município de Pântano Grande, a 120 Km de Porto Alegre, onde se inicia o bioma pampa. Dentro da área do rincão existem coxilhas, onde se percebe o afloramento de pedras, caracterizando o ambiente de extremo extrativismo. O idealizador e fundador do Rincão GAIA foi um agrônomo, especializado em adubos, escritor filosofo, paisagista e ecologista, filho de imigrantes alemães, chamado José Antônio Kroeff Lutzenberger, nasceu em 17 de dezembro de 1926, era especialista em química agrícola, e se tornou o maior ecologista do mundo, sensibilizando os quatro cantos do mundo, ao mesmo tempo irritando outros setores da sociedade.