Esperança com tecnologias para a educação
Com esta ação a ONG irá contribuir para que a leitura e escrita sejam compreendidas como praticas sociais, incentivar o habito de ler e estimular a criatividade dos alunos, com utilização de tecnologias que geram curiosidades e interesses pela leitura.
A partir da compreensão e do reconhecimento que o aspecto físico do ambiente exercerá forte impacto sobre as ações das crianças e conseqüentemente sobre sua aprendizagem, construiu-se uma proposta de organização do ambiente que atenda as crianças em sua plenitude, ou pelo menos, que favoreça um melhor desenvolvimento infantil. Hoje, na grande maioria dos Centros Municipais de Educação Infantil, as crianças brincam, dormem, fazem atividades, se alimentam na mesma sala, em uma estrutura mantida através da organização do controle e da vigilância do adulto. Em geral a organização do espaço acaba por atender as necessidades dos adultos e não das crianças. Considerando que o planejamento do espaço ou ambiente iremos promover segurança, confiança e provocar as diversas formas de expressão: plástica, motora, musical, entre outras, assim como possibilitar o trabalho com as diferentes linguagens em formas de livros didáticos e criativos, o espaço que elaboramos irá promover o desenvolvimento e a interação criança/criança; criança/adulto e criança/objeto, assim como os contatos sociais, a privacidade para o crescimento e por fim a promoção da identidade pessoal. Enfim, o espaço ira encontrar-se organizado para uma pedagogia da educação infantil, onde as ações de cuidar e educar sejam indissociáveis, complementando as ações da família. Para garantir tudo isto, a organização cuidou para receber todas as crianças.
“Valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar, de promover relacionamento agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças,