Espelhos esfericos
Princípio de ótica geométrica
A ótica geométrica é a parte da física que se preocupa em descrever os fenômenos luminosos de forma geométrica, sem considerar o caráter ondulatório da luz.
Raio de Luz: Reta orientada associada à direção e ao sentido de propagação da Luz
Feixe de Luz: Conjunto de raios de Luz provenientes do mesmo ponto
Feixe divergente Feixe convergente Feixe paralelo
Fonte de Luz: É qualquer objeto que produza luz (fontes primárias) ou esteja refletindo luz (fontes secundárias). O Sol, lâmpadas e fogo são fontes primárias. A Lua, as pessoas e o quadro-negro são fontes secundárias.
Meios de Propagação: Existem três tipos de meios de propagação da luz. Transparente (que permite uma visão nítida dos objetos); Translúcido (não permite uma visão nítida); Opaco (não permite a propagação da luz através de si). Exemplos: ar (transparente), vidro (translúcido) e parede (opaco).
Além das Leis da Refração e Reflexão, que veremos mais adiante, os seguintes princípios fundamentam a base teórica da Ótica Geométrica.
Princípio da Propagação Retilínea da Luz
“Nos meios transparentes e homogêneos a Luz propaga-se em linha reta”. Princípio de Fermat
“Para se deslocar entre dois pontos distintos, a luz percorre o caminho de menor tempo.” Este fato serve de base para as leis da reflexão e refração. Princípio da Independência dos Raios de Luz
“Quando dois raios se cruzam num ponto, continuam a ter, depois do cruzamento, as mesmas propriedades que teriam se não tivesse havido o cruzamento.”
Princípio da Reversibilidade dos Raios de Luz “A trajetória dos raios de luz é reversível.”
Leis da Reflexão
Consideremos uma fronteira (plana ou curva), delimitando dois meios 1 e 2. Admitamos que a luz, provindo do meio 1, transparente e homogêneo, atinja a fronteira. Seja R1 um raio de luz incidente, I o ponto de incidência da luz, R2 o correspondente raio de luz refletido e IN