Espelho esférico
1. (Cesgranrio – RJ) Em um farol de automóvel, dois espelhos esféricos côncavos são utilizados para se obter um feixe de luz paralelo, a partir de uma fonte aproximadamente pontual (ver figura ao lado). O espelho principal E1 tem 16,0 cm de raio. O espelho auxiliar E2 tem 2,0 cm de raio. Para que o feixe produzido seja efetivamente paralelo, as distâncias da fonte S aos vértices M e N dos espelhos devem ser iguais, respectivamente, a:
Distância SM
a) 8,0 cm
b) 16,0 cm
c) 16,0 cm
d) 8,0 cm
e) 8,0 cm
Distância SN
1,0 cm
2,0 cm
1,0 cm
2,0 cm
4,0 cm
2. (MACK-SP) Os esquemas abaixo representam a reflexão de um raio luminoso em um espelho esférico côncavo. Assinale o correto.
3. (PUC – SP) A figura ao lado mostra um espelho esférico côncavo, onde C é o centro de curvatura, F é o foco e V é o vértice. Colocando-se um objeto OB entre C e F, a sua imagem situar-se-á
a) à direita de V.
b) entre F e V.
c) entre F e o objeto.
d) entre o objeto e C.
e) à esquerda de C.
4. Caracterizar a imagem de um lápis, disposto verticalmente, diante de uma bola de árvore de natal que tem a superfície externa espelhada.
5. Uma vela acesa, com 40 cm de altura, é colocada sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, a 60 cm do seu vértice, perpendicularmente a este eixo. Se o raio de curvatura desse espelho é 40 cm, determinar a altura da imagem dessa vela conjugada pelo espelho.
6. Resolver o exercício nº 5 supondo que o espelho não seja côncavo, mas convexo.
7. (UFES) Utiliza-se um espelho côncavo para projetar sobre uma parede a imagem de uma lâmpada aumentada 5 vezes. A lâmpada está distante 1,20m da parede. Determinar:
a) o raio de curvatura do espelho.
b) a posição da lâmpada em relação ao espelho.
8. (FEI-SP) Um homem deseja barbear-se com o auxílio de um espelho esférico côncavo, de