Espectroscopia mossbauer
ESPECTROSCOPIA MÖSSBAUER
FELIPE LIMA
GUILHERME PEREIRA
HEITOR CRISTO CLEM DE OLIVEIRA
TIAGO BRISTT GONORING
Vitória, 9 de junho de 2010
INTRODUÇÃO
Mössbauer nasceu em 1929 em Munich, onde fez seus estudos até terminar o doutorado em 1957. Foi durante os estudos para o doutorado que ele observou pela primeira vez o efeito que leva seu nome. A absorção ressonante para radiação emitida por transições nucleares já era investigada há algum tempo mas os primeiros resultados experimentais satisfatórios só foram obtidos por Mössbauer. Além do experimento, cujos dados estão apresentados na figura 4, ele apresentou o modelo teórico adequado que explicava os resultados e apontava para as possíveis razões dos insucessos anteriores. A emissão livre de recuo é o principal ponto da .descoberta.Mössbauer recebeu o Prêmio Nobel em Física em 1961 pelo seu trabalho, dada a imediata repercussão e enormes possibilidades de utilização da técnica.
Espectroscopia Mössbauer – Fundamentação Teórica
Ao longo dos últimos 30 anos, o exótico efeito de ressonância nuclear observado pela primeira vez pelo cientista Rudolph L. Mössbauer tem evoluido até ser hoje uma técnica espectroscópica perfeitamente estabelecida, chamada de Espectroscopia Mössbauer (EM). A técnica envolve emissão e absorção ressonante de raios gama pelos núcleos de diversos elementos da tabela periódica, sendo, portanto uma espectroscopia ‘nuclear’, uma prima da Ressonância Magnética Nuclear (RMN). A EM fornece uma poderosa ferramenta para o estudo estrutural, químico e magnético da materia condensada.
[pic]
Essencialmente, o processo ressonante consiste na emissão de radiação γ por um núcleo excitado e na absorção dessa radiação por um outro núcleo idêntico, sem perda de energia pelo recuo dos núcleos, se o emissor ou o absorvedor estiverem incorporados a uma matriz sólida. Para compensar eventuais diferenças de energias ou