Espectroscopia molecular
CENTRO ACADEMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
EXPERIMENTO 1
ESPECTROSCOPIA MOLECULAR
Alunos : Anderson de Melo Anny Elizabeth
Thiago Castanha Rodrigo Macário Weslley Alves de Lima
Turma : Engenharia Civil 2
Professora: Erika Marinho
Resumo
No experimento foi estudado o porquê de certas frutas possuírem determinadas colorações, determinando as absorbâncias de alguns alimentos (que possuem ligações π movendo-se livremente por sua estrutura) possuem a partir do experimento determinado como espectroscopia com o auxilio de um aparelho determinado espectrofotômetro.
Introdução
Para investigar a estrutura interna de objetos do tamanho de átomos é preciso observá-los indiretamente, por meio das propriedades da radiação eletromagnética que eles emitem. A análise da radiação eletromagnética emitida ou absorvida por substâncias é um ramo da química conhecido como espectroscopia.
Espectroscopia pode ser definida como a interação de qualquer tipo de radiação eletromagnética com a matéria. Esse fenômeno fica evidente quando as cores da natureza, como o verde das folhas, se tornam menos perceptíveis quando não se tem luz solar. A espectroscopia pode ser descrita pela Mecânica Quântica, porém, quando se trata da espectroscopia molecular, a Mecânica Quântica não pode descrevê-la, pois não se pode saber a exata posição de uma partícula que se comporta como onda. Levando isso em conta, a prática laboratorial terá como objetivo demonstrar um modelo aproximado da espectroscopia molecular, chamado de “Partículas na caixa”, que consiste no confinamento de uma partícula entre duas paredes. Para obter um modelo aproximado, foi feita a extração do β-caroteno e licopeno, presentes na cenoura e no tomate respectivamente, e do extrato de repolho. Após a extração dos pigmentos, as amostras foram colocadas no espectrofômetro para obter-se a quantidade de luz absorvida, com comprimentos de onda variando de 400nm – 700nm, por