Espectrofotometria Molecular No UV Vis
Espectrofotometria molecular no UV-visível
A espectrofotometria é um método analítico que se baseia na interação de moléculas (matéria em geral) com a energia provinda de radiações eletromagnéticas. Ela mede a quantidade de luz que é absorvida ou emitida por uma espécie química.
Este fenômeno da absorção acontece em moléculas que apresentam elétrons que podem ser promovidos a níveis de energia mais elevados mediante a absorção de energia, havendo assim uma transição eletrônica. Pode ocorrer também a absorção de níveis menores de energia por conta de vibrações e rotações das moléculas, mas neste caso não se observa uma linha de absorção nítida, vê-se uma banda de absorção. Em alguns casos a energia necessária para que haja tal absorção é proporcionada pela radiação com comprimentos de onda no visível ,dessa forma, o espectro de absorção estará na região visível. Em outros casos, é necessária energia maior, estando associada à radiação ultravioleta.
Para que uma determinada radiação possa ser absorvida por uma molécula, são necessários dois requisitos: a radiação incidente deve ser de frequência equivalente àquela rotacional ou vibracional, eletrônica ou nuclear da molécula; e a molécula deve ter um dipolo permanente ou um dipolo induzido, pois deve haver algum trabalho que a energia absorvida possa fazer.
A radiação eletromagnética é uma onda que consiste na junção dos campos elétrico e magnético, que se propagam perpendicularmente no vácuo a 3,00x108 m/s transmitindo energia. Ela é composta por raios X, radiação ultravioleta (UV), radiação visível, infravermelho, microondas e ondas de rádio.
O espectrofotômetro é o instrumento utilizado para medir o quanto de luz foi absorvida por uma amostra. Para se obter esta informação, a amostra desejada é inserida no caminho óptico do aparelho e então a luz UV e/ou a visível em determinado comprimento de onda, ou em uma faixa de comprimentos de ondas, atravessa a mesma. A intensidade da luz antes de passar pela