Espectro Eletromagnético
O espectro eletromagnético é a distribuição da radiação emitida ou absorvida por um objeto em particular, e as diferentes radiações se caracterizam pelo comprimento de onda e frequência. Essas radiações são denominadas em: Radiação Gama, Raios X, Radiação Ultravioleta, Radiação Visível, Radiação Infravermelha, Microondas e Ondas de Rádio. Porém, farei somente a conceituação dos quatros primeiros, respectivamente.
Radiação Gama: emitida por materiais radioativos e pelo Sol. Possuem alta frequência e energia. Os raios gama são também utilizados para a irradiação de alimentos e sementes para a esterilização, e na medicina são utilizados na radioterapia.
Raios X: com comprimentos de onda comparáveis às dimensões atômicas são usados para determinar a estrutura dos cristais. Suas energias são o suficiente para ionizar átomos e de destruir as ligações químicas. É usado também em radiografia. Os raios X provenientes do Sol são absorvidos pelos gases na alta atmosfera.
Radiação Ultravioleta: é mais útil em química, pois cada fóton tem energia comparável de uma reação química, por esse motivo um fóton UV pode danificar as moléculas de DNA em suas células.
Radiação Visível: As radiações contidas nesta faixa, ao incidirem no sistema visual humano, provocam sensações de cores no cérebro.
História de Chadwick
.
Experiência de Chadwick
Chadwick captou a radiação liberada por um disco de Berílio que foi bombardeado por partículas alfas proveniente do elemento polônio, e colocou-a em uma câmara de ionização. A passagem da radiação pela câmara ioniza átomos de um gás que serão, capturados por uma placa metálica eletricamente carregada. Pulsos correntes saem da placa e produzem deflexões no ponteiro de um oscilógrafo, e quando Chadwick colocou a radiação bem próxima ao detector percebeu que se marcava 4 deflexões por minuto, mesmo quando uma placa de chumbo de 2 centímetros de espessura era colocada entre o berílio