Especificidades regionais
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS LIGADOS À SAÚDE DA MULHER SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS
Anteprojeto de estudo a ser apresentado à Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, na área de Política e Gestão em Saúde como requisito obrigatório para o processo de seleção.
VITÓRIA
2012
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS LIGADOS À SAÚDE DA MULHER SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS
RESUMO
O objetivo desse trabalho será identificar as características relacionadas à qualidade dos serviços que atendem à saúde da mulher sob a perspectiva das usuárias do sistema de saúde no município. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que será efetuado por meio de entrevistas semi-estruturadas e com perguntas fechadas. Serão listados quesitos como o acolhimento, acesso, assistência individual , informações à clientela e educação coletiva em saúde sexual e reprodutiva. Esses quesitos serão avaliados pelas usuárias com notas que variam de zero a dez, sendo este ilustrando um serviço de ótima qualidade e aquele ilustrando um serviço de péssima qualidade. Após a coleta dos dados, calculando-se a média das notas em cada quesito e o intervalo modal e expondo-os por meio de gráficos e tabelas.
Palavras-chave:
1- Saúde da mulher 2- Qualidade dos serviços 3- Usuários
INTRODUÇÃO
Neste momento, em que se discute a reorganização dos serviços de saúde do Brasil, o tema da qualidade dos serviços, em seus termos mais amplos, ganha relevância (EDUARDO et. al, 1990).
Para Mandú (2005), a idéia de qualidade encontra-se presente nos processos avaliativos, pois estes dizem respeito à atribuição de juízos de valor, sobre determinadas coisas, processos, produtos, e outros, a partir de parâmetros indicativos de mais ou menos qualidade. Já Maia e colaboradores [2000-?] afirmam que qualidade se