Desenvolvimento x crescimento
DESENVOLVIMENTO É UM PROCESSO QUE ENVOLVE:
- Indivíduos >> aspectos físicos, biológicos
>> aspectos mentais, emocionais, intelectuais
- Coletividades >> aspectos econômicos, demográficos, populacionais
>> “” sociais, políticos, culturais, educacionais
- Sociedades, países
- Negócios, etc
Em qualquer caso, envolve>>> história, historicidade, processo, variações de sociedade para sociedade.
Desenvolvimento é comumente entendido como um processo cumulativo de mudanças. Mas isso supõe um modelo ideal a ser alcançado?
- Hoje desenvolvimento quase que se tornou sinônimo de desenvolvimento “econômico”.
- Nas décadas de 50/60/70, os economistas viam o desenvolvimento como sinônimo de progresso material.
- Países da América Latina e África, durante as décadas de 50/60, foram entendidos por suas “estruturas tradicionais”, que caracterizariam suas partes “atrasadas”- obstáculos ao desenvolvimento >> Teorias da “modernização” como recomendação para o desenvolvimento. (EX; Gino Germani, na Argentina, etc).
- A partir daí, o paradigma era o dos países desenvolvidos e os indicadores eram sempre econômicos, como o PIB e a Renda Per Capita.
- O endividamento dos países “subdesenvolvidos”, criou uma situação de dependência centro-periferia (endividamentos com Bancos e Instituições internacionais, promovendo a reengenharia, o desemprego e a inflação).
- A partir dos anos 70/80, os conceitos de desenvolvimento econômico e modernização, foram criticados e redefinidos. No período, ocorreu a crise do petróleo que levou à reflexão sobre o esgotamento dos recursos naturais não-renováveis (bens finitos), e que o crescimento econômico não pode se dar de forma crescente e sem limites e que a poluição e os resíduos são produtos indesejáveis da industrialização, não resultados “naturais” do progresso econômico e da industrialização.
- O conceito de