Especificações de sistema e viabilidade
Para uma maior organização e eficiência no atendimento em farmácias, a criação de um sistema de armazenamento de prescrições médicas (receitas), ajuda na verificação da existência ou não de um cadastro do cliente. Nesse sistema também poderá ser verificada a quantidade de vezes que aquela pessoa compareceu à farmácia para comprar um medicamento. Esse sistema criado tem o objetivo de solucionar problemas com restrição de integridade de dados, controle de estoque, busca por clientes cadastrados. Com a implantação do sistema na farmácia, é possível ter um maior controle das entregas de medicamentos. Da mesma forma, também é possível obter um maior controle em consultórios, clinicas medicas, hospitais. Com o sistema os médicos podem verificar quais consultas estão agendadas, quais pacientes serão atendidos nos dias seqüentes.
Um sistema tem o objetivo de auxiliar os profissionais médicos na obtenção de informações do histórico dos pacientes. A maior vantagem da utilização de um sistema é poder proporcionar melhor atendimento e tratamento de problemas de saúde dos pacientes, obtendo maior controle e rapidez nas informações necessárias. O sistema permite o acesso rápido e sigiloso ao seu histórico, gerando um prontuário eletrônico disponível de qualquer parte, ao médico, ao farmacêutico e ao paciente.
Os resultados com a implantação de um sistema informatizado, para automatização de um consultório resultam em um maior controle nos agendamentos realizados. Permite também melhor cumprimento dos horários, pois são evitados contratempos habituais em consultórios médicos (agendamentos incorretos, encaixes). Além do melhor controle, o contato com os pacientes ocorre mais rapidamente, pois as informações para contato são obtidas mais rapidamente, através de relatório.
A geração de critérios para determinar o do estoque final da farmácia, as chamadas PEPs, permitem acesso rápido aos medicamentos já receitados aos pacientes,