Especificação de um filtro ativo para correção instantânea do fator de potência para ondas não-senoidais utilizando a teoria da potência complexa instantânea
Rafael Franco Silveira – griphynoria@gmail.com
IFG / Jataí
Marcelo Semensato – semensato@ymail.com
IFG / Jataí
Palavras-chave: Potência Instantânea, Harmônicas, Filtro Ativo.
Introdução
As correntes harmônicas na rede elétrica são provocadas por cargas não-lineares, como retificadores de tensão e fontes chaveadas. Essas correntes que percorrem a linha de transmissão podem afetar diversas cargas ligadas a esta rede, causando diversos danos à sua operação. As cargas sensíveis as tensões de 60 Hz, principalmente aparelhos eletrônicos, podem queimar ou ter um mau funcionamento, pois as ondas distorcidas têm componentes harmônicas de várias frequências, múltiplas da frequência fundamental. A teoria de Akagi[2] propõe a decomposição escalar das tensões e correntes trifásicas nos eixos, real e imaginário. Decompondo a corrente e tensão trifásica é possível calcular as potências ativas e reativas instantâneas da rede elétrica trifásica. A Teoria da Potência Complexa Instantânea de Milanez[1] propõe o uso vetorial da potência instantânea de Akagi. Pelo uso vetorial é possível enxergar melhor as variações das grandezas físicas da rede elétrica. Possibilita obter a potência ativa e reativa instantânea trifásica como também a potência instantânea reativa e ativa para uma única fase tanto para sistemas equilibrados como para sistemas desequilibrados e/ou não-senoidais. E mais importante, o tema estudado por este trabalho, à correção ativa do fator de potência para ondas não-senoidais.
Espera-se também com os resultados das pesquisas desenvolvidas, de artigos publicados em congressos e eventos, consolidarem a Teoria da Potência Complexa Instantânea introduzindo seus conceitos na disciplina de circuitos elétricos do IFG – Campus Jataí.
Objetivos
Ampliar as aplicações da Teoria