Anahnguera
PASSO 1
É todo existente na empresa, na cabeça das pessoas e em todos que fazem parte da mesma. Independente do setor que cada um trabalhe, o funcionário pode passar seu conhecimento tácito para os demais, fortalecendo a empresa onde trabalha. É fundamental a empresa usar a Gestão do Conhecimento, pois, é um valor estratégico muito valioso.
PASSO 2
a) Muitas empresas ainda possuem uma visão fracionada visando apenas o lucro, e poderiam crescer se propusessem a ouvir seus colaboradores para poder resolver questões internas. Podendo extrair os conhecimentos de cada um e repassá-los aos demais.
b) A informação precisa ser devidamente tratada e gerenciada, verificando a veracidade e qualidade dessas informações no âmbito existente. Exemplo: uma reunião presencial ou vídeo conferência, onde todos os colaboradores estejam presentes e o conhecimento tácito seja repassado aos demais.
c) Transferir o conhecimento tácito é um desafio de aprendizagem, esses estudos envolvem a edificação a edificação, conversão, transferência e disseminação de um conjunto de conhecimento quem em certos momentos não é passível de explicação. Baseado na espiral do conhecimento a transferência de conhecimento tácito aumenta quando existe um domínio completo sobre os conhecimentos adquiridos antes.
d)
1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização;
2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização;
3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação;
4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização.
Socialização: Do Conhecimento Tácito em Conhecimento Tácito
A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham com seus