Aplicação de Filtros Ativos de Potência
1 PROJETO E EXECUÇÃO DE UM FILTRO ATIVO TRIFÁSICO
Com o objetivo de mitigar problemas de qualidade de energia em sistemas de distribuição trifásicos de baixa tensão, foi realizado o projeto e a execução de um filtro ativo trifásico paralelo, para instalação em sistemas trifásicos a quatro fios.
A definição da configuração e da estratégia de geração de referência e controle foi realizada tendo como base, os estudos desenvolvidos nos capítulos quatro e cinco. Além disso, o filtro ativo foi especificado, com o auxílio de simulação numérica buscando delimitar o projeto ao atendimento de circuitos de distribuição de energia em baixa tensão, com suas respectivas cargas não lineares conectadas e detalhes inerentes.
Foi realizado projeto para execução de um protótipo de 10 kVA, para que este servisse de base para evolução desta capacidade de potência. Neste capítulo além dos detalhes que influenciaram a definição da topologia do filtro ativo, são apresentadas algumas informações de projeto e resultados experimentais obtidos. Para realização dos testes foi executada instalação do filtro ativo compensando cargas não lineares típicas em laboratório e também numa subestação atendendo circuitos com cargas em pleno regime de funcionamento.
1.1 ESTUDO DA CARACTERÍSTICA DA CARGA A SER CONDICIONADA
Estabelecendo uma etapa preliminar, com o intuito de coletar dados para auxiliar nos estudos preliminares do projeto do filtro ativo paralelo, foram realizadas medições de qualidade de energia numa determinada carga pré-determinada, com características similares as esperadas de um circuito de baixa tensão, que alimenta simultaneamente cargas lineares e não lineares.
O sistema elétrico que alimenta a carga determinada é trifásico a quatro fios com tensão nominal de 220/127 V. Para realização das medições foi utilizado um equipamento analisador de qualidade de energia da marca Hioki, modelo 3196 Power Quality Analyzer, durante um período de medições de nove