Espec Fico Aula 3
FELIPE VASCONCELLOS SOARES – RA: 8686212598
TAUBATÉ
2014
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Diagrama de Ishikawa 4
3 Análise do PH 5
4 Análise de processo 5
5 plano de melhoria 6
REFERENCIAS 7
1 Introdução
Um ótimo planejamento para uma empresa é fundamental, porém as empresas precisam fazer manutenções e analises periodicamente para rever o que precisa ser melhorado, modernizado, facilitado e trazer mais qualidade e eficiência ao serviço oferecido aos clientes.
Neste trabalho iremos apresentar uma análise de problemas e possíveis soluções para uma empresa no ramo de academia, buscando soluções rentáveis, simples e eficaz.
2 Diagrama de Ishikawa
3 Análise do PH
Através do gráfico apresentado, decorrente das dez semanas de avaliação do índice do Ph da piscina, podemos concluir que na primeira semana, na quinta e oitava o Ph na piscina indicava estar 8, ou seja, nessas semanas estavam acima da média permitida causando irritações nos clientes.
Porém, na segunda semana, na quarta, na sexta, na nona e na décima o Ph estava abaixo de 7,2, o que também causa danos aos equipamentos da piscina e irritações aos clientes.
Somente em 2 semanas o Ph da piscina estavam equilibrados, que foram na sétima semana e na terceira; um número bem reduzido comparado ao numero de semanas em que ocorreram erros no índice de Ph e que precisa ser revisado e melhorado sobre responsabilidade de um profissional adequado para este serviço.
4 Análise de processo
O processo de controle de Ph da piscina é feito através da medição por uma fita teste, onde é indicado se o Ph está acima ou abaixo. Caso esteja acima é aplicado um rebaixador de Ph; e caso esteja abaixo é aplicado um elevador de Ph para que seja equilibrado.
Porém as medidas que são usadas pelo o limpador da piscina são completamente diferentes do que o técnico em manutenção usa para equilibrar o Ph da piscina.
Concluímos que após essa análise é preciso