Espaço urbano e rural
O Brasil é um país urbanizado, pois mais da metade da população vive nos centros urbanos. Este é um fenômeno global, ou seja, acontece em todos os países do mundo, diferenciando apenas a intensidade do processo de urbanização, quero dizer, em alguns lugares, o nível de urbanização é maior que em outros.
A urbanização é consequência direta do aumento populacional e dos níveis de industrialização, o êxodo rural (transferência das pessoas do campo para a cidade) atua diretamente no crescimento humano nas cidades. A dinamização dos centros urbanos e suas necessidades estimulam o consumo de produtos industrializados com níveis de tecnologia cada vez maior.
Exemplo: há pouco tempo atrás, os celulares eram simples, mas aos poucos foram sendo acrescentados aplicativos tais como: calendário, calculadoras, rádio, internet 3g, Tv, mp3, pen drive, os jogos foram sendo aperfeiçoados, tudo porque o mercado consumidor vai ficando mais exigente.
Os espaços urbanos devem ser funcionais, pois as pessoas não podem perder tempo, logo, o poder público deve cuidar para que o tráfego flua livremente, o transporte coletivo deve ser eficiente, o esgoto deve ser tratado, abastecimento de água controlado, geração de empregos, controle da poluição entre outros aspectos que devem estar sempre sendo observado. Podemos dizer então, que a urbanização é um processo puramente social e dinâmico, que seu “estilo de vida” é baseado na indústria, comércio e comunicação.
Toda cidade apresenta:
( Sítio Urbano: é todo território da cidade, a área legalmente estabelecida para a expansão;
( Centro: é o local mais ativo da cidade, onde temos os setores comerciais, administrativo, financeiro e cultural atuando de maneira mais intensa;
( Periferia: é uma área não definida, é a área que circunda o centro, à medida que o centro expande, a área periférica muda, porém não pode ultrapassar o perímetro estabelecido pelo sítio urbano.
Por isso, podemos dizer então, que as cidades