Relatorio
1. INTRODUÇÃO
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. JUSTIFICATIVA
4. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
4.1 FORMULAÇÃO DA HIPOTESE 5. OBJECIVO GERAL
5.1 OBJECTIVOS ESPECIFICOS
6. METODOLOGIA
7. SUSTENTABILIDADE
8. OPOSIÇÃO RURAL-URBANO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRFIA
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo sobre o espaço rural e tem como base a sua oposição em relação ao meio urbano, assim, proceder a análise sociológica clássica determinou um dualismo conceptual e analítico entre estes dois mundos, a partir de determinada altura reequacionou-se o significado limitativo da visão binária introduzindo-se, para o efeito, uma concepção mais complexa de cariz eminentemente relacional.
Uma das conceptualizações mais clássicas do pensamento sociológico deve-se a Ferdinand Tonnies (1989 [1887]) que propõe a oposição entre comunidade e sociedade e que ilustra o tipo de interpretação sociológica que se construiu nos finais do século XIX e influenciou decisivamente os estudos sobre o rural e o urbano realizado ao longo do século XX.
Ao longo deste estudo iremos, identificar as oposições “clássicas” que estruturaram, desde os finais do século XIX, a construção do modelo de interpretação dualista entre as realidades rural e urbana. Posteriormente, centrar-nos-emos no mundo rural com o intuito de compreender o modo como este pode ser definido à luz dos actuais processos que emanam da urbanização e da globalização.
2. AS DELIMITAÇÕES DO TEMA
Este trabalho delimita-se à proposta de estudo do meio rural como base a sua oposição em relação ao meio urbano, visando a atender à crescente transformação do meio rural para o urbano. Neste trabalho serão estudadas tecnologias e materiais para reduzir custos e minimizar os impactos ambientais; possibilitando a construção de um espaço urbano adequado, com qualidade estética e arquitectónica com a preservação do meio ambiente.
3.