Objeto de estudo de weber
Para Weber o objeto de estudo da sociologia se constituía na ação social. Para ele a Sociologia significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-las causalmente em seu curo e em seus efeitos. Por ação entende-se, neste caso, um comportamento humano (...) sempre na medida em que o agente ou os agentes se relacionem com um sentido subjetivo.
A ação social pode ser: Referente a fins; Referente a valores; de modo afetivo emocional e de modo tradicional, utilizando as expectativas quanto ao comportamento de outras pessoas como condições ou meios para alcançar determinados objetivo; orientada pela crença consciente no valor ético, religioso; por afetos ou estado emocionais; por costume arraigado, respectivamente.
Por causa dessa preocupação em explicar a ação social, Weber é considerado o criador uma sociologia conhecida como sociologia compreensiva, ou seja, uma sociologia que busca compreender as motivações individuais que impulsionam determinadas ações sociais. Método de Análise
Para ele não podia partir das partes sem comparar o todo,trabalhava com a idéia de poder,para entender a sociedade era preciso entender a ação do homem.Comunicação é fundamental.O núcleo da analisa social consistia na interdependência entre religião,economia é sociedade.
Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. E Weber distingue quatro tipos de ação social que orientam o sujeito:
a ação racional com relação a um objetivo como, por exemplo, a de um engenheiro que constrói uma estrada, onde a racionalidade é medida pelos conhecimentos técnicos do indivíduo visando alcançar uma meta.
a ação racional com relação a um valor como um indivíduo que prefere morrer a