espaço geográfico
O espaço geográfico é o espaço das sociedades ou a dimensão espacial do social. Ele contém elementos naturais (rios, planaltos, planícies, etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, etc.). Segundo o geógrafo Milton Santos, o espaço geográfico somente surge depois de o território ser usado, modificado ou transformado pelas sociedades humanas. Ou quando estas imprimem na paisagem as marcas de sua atuação e organização social.
Valorização econômica
Uma das características mais fortes do espaço geográfico é sua valorização econômica. O espaço é visto como um bem imobiliário, que pode ser visto como fator de produção ou produto comercializável.
Setores da sociedade usam o argumento de que só se pode considerar espaço coletivo o espaço que ainda é natural, ou seja, aquele que não sofreu nenhuma transformação e não recebeu investimentos de capital ou de tecnologia. Alegam também que, onde foram feitos investimentos, o espaço natural se transformou em espaço geográfico; e, portanto, passou a ter um valor econômico, podendo, por esse motivo, ser apropriado, explorado e comercializado.
Público e privado
Mas, afinal, quando exatamente um determinado espaço natural pode ser considerado espaço geográfico? Quais são os limites entre o público e o privado? Quais são os limites entre o interesse coletivo e o interesse individual?
Questões como essas sempre surgem quando são tratados assuntos como os conflitos entre garimpeiros e índios na Amazônia brasileira (as reservas indígenas sendo invadidas por estranhos em