Espaço geográfico, objeto de estudo da geografia
A Geografia é uma das disciplinas escolares inseridas na grade curricular. A ciência em questão é muito importante para a compreensão do mundo em que vivemos, o qual está em constante transformação. Apesar de sua importância, muitos alunos não apreciam a disciplina, muitas vezes a aversão se deve ao modo como é conduzida aos educandos.
É importante que o professor, ao iniciar o ano letivo, faça uma explicação direcionada ao conceito de Geografia, isso com o objetivo de levar o aluno a conhecer e compreender a enorme relevância que a mesma possui no ambiente escolar e na sociedade. É interessante começar falando sobre as inúmeras intervenções que o homem tem feito nas mais distintas paisagens do mundo, alertando-os de que todos nós temos responsabilidades nas alterações. Logo depois, informar para o quê a Geografia direciona suas análises. Expondo que essa disciplina busca conhecer e compreender as mudanças ocorridas no mundo, e por que elas acontecem. Além de identificar e entender a dinâmica da natureza, tais como a formação e transformação do relevo, a hidrografia, a atmosfera, a vegetação, a relação de interdependência que existe entre todos eles e a influência que os mesmos produzem nas relações humanas.
Quanto ao fator humano, a Geografia procura estabelecer um estudo sistemático da sociedade, verificando as relações de trabalho, incluindo os problemas sociais, a cultura, a economia, dentre muitos outros temas. Algo fundamental e que deve ser apresentado aos alunos é que tudo no mundo está interligado, desse modo, não é possível estudar aspectos físicos (clima, relevo, hidrografia etc.) sem acrescentar a sociedade, tendo em vista que ela está inserida na natureza.
Diante das afirmativas, o que se percebe é que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, o mesmo é divido em: espaço geográfico natural e espaço geográfico cultural ou construído. Em suma, pode-se afirmar que o espaço