Investigandoo romantismo

2551 palavras 11 páginas
Lord Byron – Mal Do Século

Observando-se a biografia do poeta inglês, Lord Byron, percebe-se um homem de família nobre que através de suas obras tornou-se um ícone de sua geração. Um modelo universal de rebeldia moral que escandalizou uma sociedade aristocrática e angariou seguidores pelo mundo. Em suas aventuras e rebeldias morais cultivou dissipações e distúrbios comportamentais. Sua curta existência é marcada por sucessivos escândalos, casos amorosos com homens e mulheres, incesto com sua meia-irmã Augusta, uma vida recheada de aventuras e ausência de senso moral. Sua poesia revela um caráter marcadamente autobiográfico, mostra um homem exilado, pessimista, angustiado e doentio que desejava a morte como solução para sentimentos .

Gonçalves Dias
Gonçalves Dias (1823-1864) foi poeta e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da geração romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura. É lembrado como um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira. É Patrono da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras.
Gonçalves Dias (1823-1864) nasceu nos arredores de Caxias, no Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. Filho de um comerciante português e uma mestiça. Iniciou seus estudos no Maranhão e ainda jovem viaja para Portugal. Em 1838 ingressa no Colégio das Artes em Coimbra, onde conclui o curso secundário. Em 1940 ingressa na Universidade de Direito de Coimbra, onde tem contato com escritores do romantismo português, entre eles, Almeida Garret, Alexandre Herculano e Feliciano de Castilho. Ainda em Coimbra, em 1843, escreve seu famoso poema "Canção do Exílio", onde expressa o sentimento da solidão e do exílio.
Gonçalves Dias volta ao Maranhão em 1845, depois de formado em Direito. Ocupa vários cargos no governo imperial e realiza diversas viagens à Europa. Vai para o Rio de Janeiro em 1846 e em 1847 publica o livro "Primeiros Cantos", que recebe elogios de Alexandre

Relacionados