Dado e sistema
Para que se entenda melhor esse tópico, é interessante estudar alguns princípios demonstrados por BERTOLETTI, citado na obra de GUERREIRO (1989, p.121 a 125) sobre valor da informação:
- O valor da informação é diretamente proporcional à dimensão econômica dos problemas de decisão em que se utiliza. Esse princípio afirma que quanto maior for o valor esperado da decisão, maior é o valor da informação. Uma mesma informação pode ter valores diferentes para cada situação.
- O valor da informação aumenta quando é melhor utilizada pelo destinatário da informação. A mesma informação pode ter valores diferentes para pessoas diferentes. Se alguém receber a informação, porém, não sabe como usá-la: essa informação é nula. A informação tem maior valor para quem sabe decidir melhor.
- Uma determinada informação, de conteúdo e custo definidos, pode ser economicamente conveniente para uma empresa e antieconômica para outra empresa de menor dimensão. Às vezes, pelo custo para obtenção da informação, esta não é interessante para empresas menores, pois o valor esperado, ou o benefício que pode trazer a informação é menor que o custo. Nesse caso, pode ser interessante para as empresas maiores, onde o valor esperado supere o custo da informação.
- Se a informação não melhora o conhecimento da realidade, ou não melhora o valor esperado das decisões, ou se as decisões são impraticáveis, então a informação é antieconômica. Se a informação não pode diminuir o risco da incerteza, realmente não possui valor, é nula, sua utilidade é negativa.
- O valor da informação é proporcional à qualidade da estrutura de informação (informação que se aproxima da informação perfeita, onde cada mensagem determina univocamente um estado da natureza). A informação perfeita produz certeza a respeito da ocorrência do estado da natureza e tem valor máximo.
- O valor da informação é tanto