Espaço da natureza
2-VERDADEIRO, Durante o período em que vigorou o determinismo ou no momento em que o possibilismo foi a visão mais aceita, uma forma apenas de fazer Geografia era predominante.
3-FALSO, A concepção de natureza nas sociedades capitalista contemporâneas, o acesso aos recursos existentes na natureza passa por relações mercantis, visto que sua apropriação pelo capital implica na eliminação da sua “gratuidade natural”.Portanto, a incorporação da natureza e do próprio homem ao circuito produtivo é a base para a expansão do capital. Portanto, até o século XIX, a compreensão das relações entre a sociedade e a natureza, vinculadas ao processo de produção capitalista, desenvolveu-se com base na concepção de uma natureza objeto.
4-VERDADEIRO, A capacidade transformadora do homem está diretamente relacionado ao nível de conhecimento técnico de que dispõe em cada grupo social em cada momento histórico considerado.É nesse sentido que podemos falar da capacidade humana de transformar espaços naturais em espaços sociais, compostos por elementos próprios de cada cultura que foram construídos onde outrora prevaleciam elementos da natureza.
5-FALSO, No início da Geografia como ciência, os geógrafos viam o espaço quase que apenas como um palco para os acontecimentos sociais. Muito tempo se passou para que ele fosse visto além de suas formas e passasse a ser pensado também através dos processos naturais e sociais que condicionam a sua formação. Ao observamos a superfície terrestre, constatamos que ela é composta por elementos naturais, como: rios, serras e florestas, e por elementos artificiais, como: edificações, vias e represas. Tal realidade mostra-nos