espanhol
ASPECTO POLÍTICO:
O presidente da Costa Rica governa o país ao lado de dois Vice-Presidentes, todos eleitos por voto popular a cada quatro anos. O país é dividido em sete províncias, cujos governadores são apontados pelo presidente. No que diz respeito às instituições políticas da Costa Rica, o presidente eleito da Costa Rica nomeia 15 ministros, em conjunto com os quais forma o conselho de governo.
O poder legislativo se compõe de uma assembleia unicameral, cujos membros, como o presidente, também são eleitos por voto universal para mandatos de quatro anos. A assembleia elege os magistrados da Corte Suprema de Justiça. De acordo com a constituição de 1949, a Costa Rica não tem exército. A ordem é mantida pela guarda civil e por um corpo de guardas rurais, no interior.
Governo: República presidencialista. Div. administrativa: 7 províncias subdivididas em cantões. Partidos: Unidade Social Cristã (Pusc), de Libertação Nacional (PLN), Ação Cidadã (PAC), Movimento Libertário (PML). Legislativo: unicameral – Assembléia Legislativa, com 57 membros. Constituição: 1949.
ASPECTO GEOGRÁFICO:
Área: 51.100 km²
Capital: San José
População: 4,8 milhões (estimativa 2012)
Nome Oficial: República da Costa Rica
Nacionalidade: costarriquenha
Governo: República Presidencialista
Divisão administrativa: 7 províncias subdividas em distritos (cantões). Localização: América Central
Cidades Principais: San José, Alajuela, Cartago.
Clima: equatorial no litoral e equatorial de altitude na região interior do país. Composição da População: europeus ibéricos e eurameríndios (96%), afro-americanos (2%), ameríndios (1%), outros (1%).
Idioma: espanhol (oficial)
Religião: cristianismo (96,4%), outras religiões (1,7%), sem religião e ateísmo (1,9%).
IDH (2012): 0,773 (elevado)
PIB (Produto Interno Bruto): US$ 58,6 bilhões (estimativa 2012)
PIB per capita: US$ 12.600 (estimativa 2012)
Força de trabalho: 2,2 milhões (2012)
Moeda: colón