Espanha(danças típicas)
Sardana:
É uma dança de roda tradicional na região da Catalunha.Seu surgimento foi por volta do séc. XVI. Os dançarinos da Sardana fazem uma ligação com as mãos e os braços levantados, formando círculos que crescem cada vez mais, de acordo com o número de pessoas. Tradicionalmente, os casais podem aderir a qualquer ponto, mas não podem cortar entre um homem e sua parceira ao lado direito. O espírito de união gerado pela sardana é verdadeiramente impressionante. Uma dança extremamente disciplinada, a Sardana solicita movimentos em momentos exatos, fornecido por um líder em cada círculo.
Flamenco:
O Flamenco surgiu na região de Andaluzia por volta do séc. XVI.Tem origem nas culturas cigana e mourisca (espanhol-mulçumano), com influencia de árabes e judeus.A dança utiliza movimentos nos braços e nos punhos, sapateado, forte expressão facial e grande movimento das saias além de castanholas. As dançarinas sapateiam e batem palmas para dar ritmo à dança, que é embalada ao som dos músicos. O Flamenco termina em um movimento intenso da dançarina que deve passar uma expressão segura e forte.
Pasodoble:
O pasodoble é a tradução das emoções das Touradas Espanholas para a pista de dança. Nesta dança o homem encarna o espírito de toureiro, digno e orgulhoso, que de forma decidida e graciosa conduz à senhora pelo salão como se ela fosse a sua capa. É uma dança forte, decidida, de tempos bem marcados onde se sente uma tensão entre os dançarinos ao longo de toda a dança.Surgiu no séc. XVI.
Jota:
A jota é uma dança espanhola praticada numa grande parte do território de Espanha, embora por vezes se associe especificamente a Aragão. Entendida como uma representação cênica, a jota é cantada e bailada acompanhada de castanholas e é comum