Danças e Musicas tipicas da Espanha
São muitas as danças típicas espanholas, como por exemplo: Sevilhanas, Sardana, Pasodoble, Jota, e o flamenco.A importância de cada uma depende da região, as mais popularessão o flamenco, o Pasodoble, o Jota e as Sevilhanas.
Jota:
A jota é uma dança espanhola praticada numa grande parte do território de Espanha, embora por vezes se associe especificamente a Aragão.Entendida como uma representação cênica, a jota é cantada e dançada acompanhada de castanholas e é comum que os intérpretes se apresentem com trajes regionais. É uma dança muito alegre e enérgica,surgiu no séc. XVI.
Sevilhanas:
Dança típica da cidade de Sevilha, na Espanha. Ela utiliza palmas, guitarras e batidas dos tamancos para dar o ritmo dos movimentos. É realizada por casais de homens emulheres, mas também podem ser formados casais com duas mulheres. Sevilhanas são dividas em uma ordem cronológica de quatro partes que possuem maneiras distintas para dançar. Com essa diferença, oespectador pode verificar quando cada etapa da dança vai começar. A primeira parte é realizada passadas seguidas, a segunda trabalha com a roda, a terceira é o sapateado e a última parte é a doscareos.Assemelha-se muito ao flamenco.
Flamenco:
O Flamenco surgiu na região de Andaluzia por volta do séc. XVI.Tem origem nas culturas cigana e mourisca (espanhol-mulçumano), com influencia de árabes ejudeus.A dança utiliza movimentos nos braços e nos punhos, sapateado, forte expressão facial e grande movimento das saias além de castanholas. As dançarinas sapateiam e batem palmas para dar ritmo à dança,que é embalada ao som dos músicos. O Flamenco termina em um movimento intenso da dançarina que deve passar uma expressão segura e