Espa Os Urbanos Em Cidades De Fronteira Falas
2. As cidades de fronteira são consideradas fronteira-contato mais do que fronteira-limite.
Cidade de fronteira é aquela que faz fronteira entre o Brasil e outros países.
Mas de acordo com os moradores dessas regiões é como se fosse uma mesma cidade. Onde o espaço urbano tem vitalidade, a cultura se mescla e surge uma grande interação entre esses países.
3. Os cidadãos possuem uma “identidade fronteiriça”, pois nascem imersos em duas culturas de países diferentes, a “cultura fronteiriça”. “[...] em Uruguaiana quase não se reconhece uma cidade brasileira, mas uma hispano-francesa que parece apoiar-se em suas relações de vida e de comércio, mais em Buenos Aires e montevidéu do que em Porto Alegre ou Rio Grande”(AVELALLEMANT, 1980, p.298).
A lógica espacial é feita de acordo com o ambiente-comportamento. A partir da memória do individuo, que mesmo em diferentes países possuem fortes conexões. Formando a “identidade fronteiriça”.
4. A cultura também faz parte do processo de percepção ambiental que modifica as atitudes e comportamentos do cidadão fronteiriço.
A cultura é híbrida, ou seja, “misturada”. Mas a cultura local e o caráter cultural distinguem os dois locais. Por isso ele também faz parte da percepção ambiental.
5. Ponte Internacional entre Uruguaiana e Paso de los Libres
Falando agora de duas cidades uma na Argentina (Paso de los Libres) e outra no Brasil (Uruguaiana). Essa ponte internacional que fica em cima do rio Uruguai une as cidades.
6. Os fatores legais não utilizam o potencial que as duas cidades poderiam ter se unidas no mesmo pensamento, pois esses fatores regulam e diferem as economias e a política.
Se depender do nível de interação, faria sentido se pensar de forma conjunta no planejamento urbano dessas cidades. E os planos diretores seriam grandes aliados, que podem potencializar o crescimento e o incremento urbano.
7. Os cidadãos possuem uma lógica