Espa os religiosos
C AT E D RA L D E P I S A X C A P E L A D E R O N C H A M P
ALUNOS:
ALAN BORGES DA SILVA
MARIA HELENA DE N
MARQUES RENÃ RECK
MEDIEVAL X
CONTEMPORÂNEA
CATEDRAL DE PISA, ITÁLIA
(1064) ARQUITETO BUSCHETO
CAPELA DE RONCHAMP,
FRANÇA (1955) ARQUITETO
LECORBUSIER
ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL
CATEDRAL DE PISA
Planta em cruz latina
Nave central, com naves laterais duplas, abre para um trancepto baixo, fortemente saliente, com naves laterais e uma cúpula no cruzeiro.
• Alterações no ritual cristão ajudaram a forma da igreja a evoluir para a sua característica planta cruciforme com torre central. ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL
CAPELA DE RONCHAMP
• Nave principal, três pequenas capelas para cultos mais reservados e independentes da missa coletiva e um altar externo para as cerimônias campais, nos dias de peregrinação.
Composta também por uma sacristia e um pequeno escritório num piso superior. Além disso, o recoletamento das águas das chuvas era um fator importante para o projeto, devido à escassez da colina.
ORGANIZAÇÃO FORMAL
• O edifício tem uma planta
CATEDRAL DE PISA basílical modificada pela adição de um transepto, resultando num desenho de cruz latina, com cinco naves e uma abside.
Seu estilo Românico incorporou elementos de tradições árabes, lombardas, bizantinas e clássicas, configurando a versão toscana do estilo. Os arcos e colunas emergem como distintos elementos estruturais dentro da fachada A repetição desta simples unidade reduz a importância duma parede de descarga uniforme, tendência que apontava para a criação duma superestrutura em pedra
- característica do posterior período gótico.
CAPELA DE RONCHAMP
O edifício é configurado por quatro muros, bem definidos em planta, que conformam suas quatro fachadas e representam os quatro pontos cardiais.
A grande, pesada e sinuosa coberta de concreto armado aparente é o que dá unidade ao conjunto e é o que evidencia os dois escorços -mais que quatro fachadas- sob os quais o edifício foi