Quedalivre
Turma: Engenharia Civil / 6° feira
Experimento – 04
QUEDA LIVRE -
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Grupo:
Arthur Lutterbach – 201502313979
Guilherme de Carvalho Ramos - 201501300326
Iara Moraes Borges – 201502510065
Leandro Rocha Jardim - 201502212129
Nova Friburgo, 4 de setembro de 2015
CAMPUS – NOVA FRIBURGO – RJ
Experimento – 04
QUEDA LIVRE -
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Nova Friburgo, 4 de setembro de 2015
CONCEITUAÇÃO TEÓRICA:
No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles, que afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos, até que no século XVII, um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziu o método experimental e descobriu que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. No seu experimento mais famoso Galileu repetiu o feito de Aristóteles. Estando na Torre de Pisa, abandonou ao mesmo tempo esferas de diferentes pesos e verificou que elas chegavam ao solo no mesmo instante.
O movimento de queda livre refere-se a um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s². O valor da aceleração em Queda Livre não considera as características do objeto, como massa, densidade e forma, por exemplo.
Quando um objeto é lançado verticalmente para cima e cai, consideramos que o corpo sofre aceleração negativa da gravidade durante a subida (a = - g). No topo da trajetória (ponto de inversão do movimento), a velocidade é nula. E após este momento, o