Esp cies de rvores
(Luehea divaricata)
Espécie pioneira de boa regeneração natural, muito recomendada para controle de voçoroca, replantio e enriquecimento de florestas ribeirinhas em rios, lagos ou reservatórios. Flores melíferas visitadas por insetos e beija-flores.
N° de mudas: 06
Araçá amarelo
(Psidium cattleianum)
Habita desde solos relativamente secos até banhados. Espécie ocorrente em vegetação secundária é indicada para plantio em área degradada úmidas com finalidade de preservação permanente. Frutos consumidos por pássaros, dentre eles o jacu e por guaribas.
N° de mudas: 06
Araçá do mato
(Myrcianthes gigantea)
Frutífera para pássaros e pequenos mamíferos. Indicada para enriquecimento de florestas já existentes, principalmente as ribeirinhas.
N° de mudas: 06
Aroeira vermelha
(Schinus terebinthifolius)
Pioneira agressiva que ocupa rapidamente todos os ambientes (desde solos secos e pedregosos até banhados) pela ampla disperção de seus frutos que são muito apreciados pelos pássaros e formigas. É também excelente melífera.
N° de mudas: 06
Branquilho
(Sebastiana commersoniana)
Essa árvore semidecidual está presente em praticamente todas as matas ribeirinhas do sul do Brasil. Em muitos lugares ocorre em manchas puras, especialmente em terrenos baixos alagáveis. As flores são visitadas pelas abelhas e os frutos são consumidos pelas pombas, sabiás, caliandras e lambaris. É indicada para a recuperação de encostas.
N° de mudas: 06
Canafístula
(Peltophorum dubium)
Excelente espécie para a recuperação de áreas degradadas com função de preservação permanente, especialmente ao longo de rios, em solos bem drenados. Sua rusticidade aliada ao crescimento rápido torna a espécie muito procurada para cultivo.
N° de mudas: 06
Cancorosa
(Maytenus ilicifolia)
Pioneira tardia especialmente ao longo de riachos. Os frutos são consumidos pela avifauna.
N° de mudas: 06
Corticeira do banhado
(Erytrina crista-galli)
As flores são muito procuradas por abelhas. Esta pequena árvore retorcida