esgrima adaptada
Objetivos
- Apresentar aos alunos a esgrima e seus principais movimentos.
- Relacionar a história da luta com a cultura em que ela foi criada.
Conteúdo
Lutas.
Anos
6º ao 8º.
Tempo estimado
12 aulas.
Material necessário
Bolas de tênis (ou de borracha) pequenas, jornal e giz branco.
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte se alguém conhece uma luta que utilize espadas e o que sabe sobre ela. Quando a esgrima for citada, peça que os alunos contem mais sobre o que conhecem. Com base nessa conversa inicial, sugira que procurem no texto disponível no site da Confederação Brasileira de Esgrima questões relacionadas aos momentos históricos dessa luta e à origem da palavra esgrima e em quais momentos ela foi praticada apenas como esporte. Você pode debater essas questões ao longo de todas as aulas, trabalhando o conteúdo teórico junto com a parte prática.
Adaptação - Deficiência física
Investigue as capacidades e limitações dos alunos e inclua também o texto presente no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Leve os alunos a comparar os dois textos e a observar quais são as adaptações para lutadores com deficiência.
2ª etapa
Hora de trabalhar a defesa e os golpes iniciais. Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar o ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando ser atingidos.
Adaptação - Deficiência física
Para alunos em cadeira de rodas com mobilidade nos membros superiores, por exemplo, é possível realizar as atividades com todos sentados, como ocorre nos Jogos Paraolímpicos. O grupo todo pode colaborar com sugestões de como incluir o colega nessa atividade.
3ª etapa
Já com todos em duplas, um em frente ao outro, peça para um aluno encostar o pé direito com o pé direito do colega e a palma da