Esgotos sanitários
Os sistemas de esgotamento sanitário constituem um conjunto de obras e instalações que tem como objetivo a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final das águas residuárias da comunidade. Vimos que, caso não seja dada uma adequada destinação aos esgotos, estes passam a escoar a céu aberto, poluindo o solo, contaminando as águas superficiais e subterrâneas e constituindo-se em perigosos focos de disseminação de doenças. Dessa forma, os dejetos gerados pelas atividades humanas, comerciais e industriais necessitam ser coletados, transportados, tratados e dispostos adequadamente, de forma que não gerem ameaça à saúde e ao meio ambiente.
* DESENVOLVIMENTO
Uma rede coletora de esgotos é um conjunto constituído pelos ramais internos, pelas ligações prediais, pelos coletores de esgoto e seus órgãos acessórios. Ramal interno (instalação predial) são os elementos internos ao imóvel de responsabilidade do proprietário ou usuário.
A caixa de gordura é destinada a coletar e reter os resíduos gordurosos dos esgotos provenientes da pia da cozinha ou do tanque se este for utilizado para lavagem dos utensílios de cozinha. Caso trate de instalações de restaurantes, lanchonetes, açougues ou outros fins que impliquem em produção de gordura, a água do piso também deve ser encaminhada à mesma. Esta deve ser verificada e limpa, sempre que necessário. A gordura, os detritos alimentares e demais resíduos retirados devem ser acondicionados em sacos plásticos e colocados no lixo.
A caixa de passagem é instalada nos pontos onde ocorre mudança de direção do ramal interno e permitem o acesso para desobstrução, quando necessário.
O poço luminar (PL) não existe em todos os sistemas de esgotamento, mas onde os serviços são prestados por concessionárias, sendo o elemento que determina o limite de responsabilidade entre o cliente e a concessionária. É instalado no passeio e permite o acesso aos equipamentos para a desobstrução da ligação predial, quando