Esgoto domestico
CLASSIFICAÇÃO: De acordo com a origem, as águas de esgoto podem ser classificadas em:
Esgoto Doméstico: Vazão de água utilizada para higiene e necessidades fisiológicas humanas tais como: lavagem de piso e de roupas, consumo em pias de cozinho, esgotamento de peças sanitárias como ralos de chuveiro, bacias sanitárias entre outros. Esse tipo de esgoto, se não tratado de forma adequada, pode provocar problemas a saúde das pessoas e também ao meio ambiente. Algo a ressaltar é que ele pode ser tratado, relativamente fácil, antes de ser lançado ao meio ambiente.
Esgoto Industrial: Vazão de água resultante dos processos industriais, ou seja, resíduos misturados à água. Esse tipo de esgoto apresenta variação em sua composição. Por exemplo, os resíduos de tecido são diferentes dos resíduos de um a indústria de álcool. Cada uma possui as suas características e cada tipo deve ser tratado de forma diferente. Esse tipo de esgoto necessita de um tratamento especial, pois se despejado de forma ilegal e clandestina, em rios ou mares, pode provocar diversos danos ao meio ambiente, como por exemplo, a morte de peixes e outros organismos aquáticos, além de torna-los impróprio para o consumo humano.
Esgoto pluvial: É a vazão gerada a partir da coleta de águas de escoamento superficial originada das chuvas. Para esse também é necessário se ter um sistema de escoamento, pois a água da chuva pode carregar lixo, areia, pedras, que por sua vez provocam entupimentos e alagamentos. Se essas águas são lançadas, indevidamente, na rede