Esgoto condominial
Os distritos e povoados de Ilhéus não possuem saneamento básico, portanto é apresentada esta proposta para suprir uma parte do saneamento que é o esgotamento sanitário.
Para solucionar o problema no aspecto financeiro, técnico, ambiental e sustentabilidade o esgoto condominial com a característica proposta pretende suprir esses aspectos.
Descrição
O esgoto condominial é um sistema de esgotamento sanitário usado para atender a um grupo pequeno de imóveis possibilitando, dessa forma, projetos mais simples resultando em menor tempo de elaboração, de execução e com menor custo final.
No ponto de vista financeiro a vantagem está no diâmetro da tubulação, no volume de escavação e na inexistência de estações de recalque.
Graças ao pequeno número de ligações que o esgoto condominial possui, o diâmetro da tubulação é menor do que nos sistemas urbanos, por conta desse diâmetro o volume de escavação é menor em função da redução da profundidade que pode ser menor em função da distância reduzida até o biodigestor e da largura por conta do diâmetro da tubulação.
O sistema, por ser projetado analisando a topografia da comunidade onde será implantado, localiza o biodigestor no ponto mais baixo da área descartando a necessidade de bombeamento do esgoto.
No aspecto técnico a vantagem se apresenta pelo pequeno número de imóveis atendidos por cada projeto. Isso faz com que o projeto seja muito simples sendo, inclusive, implantado completo.
O distrito/povoado é dividido em módulos que são conjuntos de imóveis vizinhos localizados em mesma cota ou a partir de uma cota máxima em direção a uma cota inferior. Dessa forma elimina-se a necessidade de estações de recalque. O módulo ideal é aquele em que todos os imóveis de uma quadra sejam atendidos.
Exemplo de Esgoto condominial
Etapas de trabalho
A primeira etapa é a execução de levantamento planialtimétrico e cadastral de todo o distrito/povoado.
Em conjunto com o levantamento topográfico será