Esgotamento dos recursos
As sociedades humanas dependem dos recursos naturais, como água, madeira, animais e vegetais. Estes recursos são chamados de recursos renováveis, pois são substituídos automaticamente pela natureza. Entretanto se o consumo desses recursos se desequilibrar eles vão aos poucos desaparecendo até desaparecer por completo.
A água
Por ser uma riqueza que passa a impressão de ser inesgotável a água, aos poucos está se acabando, e isso está se tornando um problema mais crônico e severo. Em algumas regiões a quantidade de água já não é mais suficiente para atender a demanda da população. Existem muitas razões para a escassez da água, uma delas é o aquecimento global, que é o que mais vai comprometer esse recurso nos próximos anos. À medida que as temperaturas aumentam será necessária maior quantidade de água para beber e para irrigar os campos e também é bem provável que o subsolo não consiga repor tão rapidamente que as taxas de evaporação aumentem.
Degradação do solo e desertificação
Um terço aproximadamente da população vive diretamente do que a terra os proporciona, por isso são mais vulneráveis as mudanças que afetam sua capacidade de viver nela. Os efeitos em longo prazo da degradação do solo são muitos severos e difíceis de reverter. Esse tipo de solo degradado acaba virando um deserto. Entende-se por desertificação a degradação a terras de culmina em condições semelhantes ao deserto.
Desflorestação
As florestas são de enorme importância para o ecossistema, pois ajudam a regular as reservas de água, a degradação do solo e liberam oxigênio para a atmosfera. Também contribuem diretamente para a vida de muitas pessoas como fontes de alimentos, combustíveis, madeira, óleos corantes e medicamentos.
Entende-se por desflorestação a derrubada de um grande número de árvores para a exploração comercial.
Apesar de muitos tipos de florestas estarem em estágio de desflorestação, a que mais preocupa são as florestas tropicais, por