ESCRITO COMUNICA O CORPORAL
Muitos pesquisadores têm interesses em determinar as causas que levam os homens a estabelecer laços afetivos, a jogar jogos sociais, a fazer pactos e alianças, sem, contudo, terem conseguido explicar ou apreender a razão de certos encontros e desencontros entre os seres humanos. Justamente em busca do preenchimento dessa lacuna em nosso conhecimento que se desenvolvem as pesquisas na área da jovem ciência que investiga a comunicação não-verbal.
Segundo Flora Davis, a cinética, ciência que estuda os movimentos do corpo, é ainda considerada uma ciência embrionária, que tem despertado a atenção de muitos estudiosos e especialistas envolvidos com a decodificação do comportamento não-verbal. Todavia, essas pesquisas ainda são bem recentes. O ser humano, inevitavelmente não consegue deixar de se comunicar, verbal e não-verbalmente. Ao mesmo tempo em que fala, está também realizando gestos conscientes ou inconscientes, enfatizando de modo positivo que está sendo dito ou rechaçando todo seu discurso.
A comunicação não-verbal pode até não ser percebida, mas está presente em processos de comunicação e interfere em seu efeito. A comunicação do corpo constituída por mensagens que atuam sobre a sensibilidade do receptor, anunciando ou denunciando o que ele realmente pensa. O corpo fala sem palavras. Quando se faz essa afirmação é válido ressaltar que não se