Artigo Concreto Asf
do
Resíduo
Proveniente
da
Serragem
de
Rochas
Graníticas como Material de Enchimento em Concretos Asfálticos
Usinados a Quente
Por Joselito Novaes de Souza, John Kennedy Guedes Rodrigues, Pedro Nogueira de Souza Neto
Introdução
Os países que dispõem de importantes recursos geológicos e onde a produção encontra-se em pleno desenvolvimento, entre eles o Brasil, enfrentam sérios problemas com os resíduos provenientes das indústrias de rochas ornamentais que contaminam diretamente os rios e o próprio solo, além da desfiguração da paisagem, o que vem preocupando as autoridades e a população (Figura 1).
Figura 1- Extração de blocos de rochas ornamentais O sistema de desdobramento de blocos de granito para a produção de chapas, gera uma quantidade significativa de rejeitos na forma de lama, 20 a 25% dos blocos, geralmente constituída de água, de granalha, de cal e de rocha moída, que após o processo são lançadas no meio ambiente em forma de rejeito, ocupando espaços ao ar livre.
À medida que se processa a perda de umidade, o pó resultante se espalha, contaminando o ar e os recursos hídricos, sendo alguns casos canalizada diretamente para os rios. Tal procedimento tem trazido sérios problemas às indústrias de rochas ornamentais com prejuízos ao meio ambiente.
Aliado aos problemas ambientais causados pelo deposição do rejeito no meio ambiente, algumas características específicas deste rejeito vislumbram potencialidades a sua utilização como material de enchimento em concretos asfálticos. Citam-se como exemplo sua fina granulometria, composição pré-definida (granito moído, cal ou substituto e granalha de ferro ou aço) e a inexistência de grãos mistos entre os três componentes básicos. O trabalho relata um estudo sobre a utilização do rejeito com origem da serragem do granito, nos concretos asfálticos, como filer, em substituição aos produtos convencionais
do tipo cimento Portland, cal, como formas de aproveitamento deste tipo de rejeito industrial e a